ACERCA DA NATUREZA POLÍTICA DO NAZISMO

Ultimamente tem circulado pelas plataformas de rede social no Brasil uma ideia de que "nazismo era de esquerda" que com certeza revela a total ignorância e deseducação do povo brasileiro.
Primeiramente, há dois fatores que se considera para traçar a natureza política de algum movimento: o individual e o coletivo (entender a história e a teoria antropológica, social e filosófica disso é fundamental para não cometer erros tão grosseiros).
De maneira sucinta, pode-se dizer que a natureza política da direita é a primazia do individualismo, enquanto a esquerda prima pelo coletivismo.
Quanto aos meios de exercer o poder estatal podemos citar dois principais: democrático e totalitário/ditadura.
O que o nazismo foi? Um regime totalitário/ditatorial de direita (porque era uma ditadura que prezava pelo individualismo da chamada "raça ariana"). Ouve, por exemplo, na Rússia stalinista (1927 a 1953) um regime totalitário/ditatorial de esquerda (por que era uma ditadura que dizia se justificar por razões de coletividade).
O que as democracias são, geralmente são híbridas, porque misturam elementos baseados em individualidade e coletividade (puxando mais para um lado ou mais para o outro, dependo do partido).
Isso de dizer que nazismo é de esquerda é de uma falta de informação absurda. Neonazistas debocham, têm ódio e pregam a morte de pessoas tão ignorantes, eles sabem que eles são de direita e são porque defendem o extremismo do individualismo, por isso querem eliminar, matar e destruir todos que sejam diferentes deles, inclusive esse pobres ignorantes sem educação que não sabem nem o fundamental sobre o que é direita e esquerda, a ponto de achar que tudo que escrever-se "social" é de esquerda. O "social" do nazismo é somente a "sociedade que eles consideram ariana" (a "raça ariana" seria supostamente a linhagem "mais pura" dos seres humanos, que são europeus alemães, brancos; na verdade, os arianos não são uma raça, e sim um grupo linguístico, mais conhecido como indo-europeu), por isso eles pregam o extermínio aos negros, indígenas, japoneses, indianos, todos que não são iguais a eles. Sabe como os nazistas, extremistas de direita de verdade, chamam essas pessoas tão ignorantes? Chamam de "macacos". 
Espero ter sido clara e breve. Compartilhe isso, talvez você ajude alguém confuso a sair um pouca da ignorância.
Imagem: left or right?, por Philipboeni.

Texto por: Jacilene S(Jurista e Filósofa, colaboradora da Bodega)

Nenhum comentário:

Postar um comentário